Normas para publicação | Submission Guidelines

 


 

English Version

A Outramargem: revista de filosofia convida pesquisadores de Filosofia e áreas afins a submeterem artigos, resenhas e traduções até o dia 25 de julho de 2015, para sua terceira edição, a ser publicada em novembro de 2015. Pedimos atenção às normas de publicação abaixo. Textos formatados fora dessas normas não serão avaliados. 

Os textos devem ser enviados para o nosso e-mail: revistaoutramargem@gmail.com

I. Não é permitida a publicação de dois ou mais artigos do mesmo autor no mesmo número ou em edições seguidas da Outramargem: revista de filosofia. Esta regra não se aplica para a publicação de traduções e resenhas.

II. Só serão aceitos arquivos no formato Word (.doc ou .docx) ou Openoffice.org (.odt).

III. Todo artigo deverá ser original e vir acompanhado, ao início, de um resumo de 80 a 200 palavras e de 3 a 5 palavras-chave na língua original do texto, além de um resumo em inglês (abstract) e palavras-chave em inglês (keywords). Esta regra não vale para resenhas e para traduções de textos. As traduções deverão vir acompanhadas de arquivo contendo o texto na língua original.

IV. São de inteira responsabilidade dos autores as ideias, opiniões e conceitos presentes em seus trabalhos.

V. O autor deverá informar no corpo do e-mail, quando do envio do trabalho, nome, afiliação institucional (se for o caso) e e-mail, informações que serão publicadas junto com o texto, caso ele seja aceito pelos pareceristas.

VI. Ao publicarem na Outramargem: revista de filosofia os autores aceitam que:
Seus direitos autorais serão mantidos, concedendo à revista o direito de primeira publicação;
Podem assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
Os artigos podem ser impressos desde que a fonte do periódico seja informada e o(s) autor(es) sejam devidamente creditados.

VII. As seguintes orientações técnicas devem ser obedecidas:
Fonte: Times New Roman, 12;
Espaçamento: 1,5;
Margens: Superior e Inferior: 2,5cm. Esquerda e Direita: 3cm;
Início de parágrafo com recuo de 2 cm;
Extensão de cada artigo: máximo de 20 laudas, incluindo título, resumo, abstract e referências bibliográficas;
Extensão das resenhas: máximo de 10 laudas;
Título: alinhado no centro, em caixa alta e em negrito;
Resumo: justificado, espaçamento simples (a palavra resumo deve estar em caixa-alta e negrito);
Palavras chave: 3 a 5;
Abstract: justificado, espaçamento simples (a palavra abstract deve estar caixa-alta e em negrito);
Keywords: 3 a 5.

VIII. Citações com mais de 3 linhas deverão ser destacadas do corpo do texto e feitas com recuo de 4 cm, fonte 11, espaçamento simples. Todas as citações, inclusive as com menos de 3 linhas, deverão conter referências em nota de rodapé, no formato: SOBRENOME. Título do livro em itálico, página, seção, parágrafo ou outro indicativo qualquer (ex. NIETZSCHE. A gaia ciência, §101 ou DELEUZE. Lógica do sentido, p. 42). Todas as citações no corpo do texto devem ser feitas na mesma língua do texto.

IX. As notas de rodapé devem ser numeradas, ter espaçamento simples, fonte 10, alinhamento justificado, sem recuo. O espaçamento entre as notas deve ser simples.

X. Seções: se o autor dividir o texto em seções, os títulos das seções devem estar alinhados à esquerda e em negrito.

XI. Resenha – No lugar do título deve-se indicar, em negrito, a referência bibliográfica completa da obra resenhada.

XII. Tradução – O título das traduções deve conter uma nota na qual seja informada a referência bibliográfica do texto original da tradução.  O nome do autor deve vir abaixo do título, alinhado à direita.

XIII. As referências bibliográficas virão no final do texto e seguirão as seguintes regras:

No caso de livros: SOBRENOME, Nome do autor. Título do livro em itálico. Local: Editora, Ano de publicação. Ex.: SPINOZA, Baruch de. Ética. Trad. Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica, 2007;

No caso de coletânea: SOBRENOME, Nome do autor. Título do texto. In: SOBRENOME, Nome do organizador (org.)  Título do livro em itálico. Local: Editora, Ano de publicação, Página inicial- final. Ex.: GIACOIA Jr., Oswaldo. Nietzsche: Entre servo e livre-arbítrio. In: MARTINS, André. (org.) O mais potente dos afetos: Spinoza e Nietzsche. São Paulo: Martins Fontes, 2009, pp. 80-112;

No caso de artigo: SOBRENOME, Nome do autor. Título do artigo. Título do periódico em itálico. Local: Editora, Número do periódico,  Página inicial-final, Mês (se tiver), Ano de publicação. Ex.: WOTLING, Patrick. As paixões repensadas: Axiologia e afetividade no pensamento de Nietzsche. Trad. Ivo da Silva Júnior. Cadernos Nietzsche. São Paulo: Discurso Editorial, Nº 15, pp. 07-29, 2003;

No caso de dissertação de mestrado ou tese de doutorado: SOBRENOME, Nome do autor. Título em itálico.  Identificação (dissertação/tese e área). Nome do Programa de Pós-Graduação. Nome da Faculdade/Instituto, nome da Universidade, nome da cidade, data. Ex: LOPES, Rogério Antônio. Ceticismo e vida contemplativa em Nietzsche. 2008. Tese de doutorado em Filosofia. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.

Obs.: Demais detalhes porventura não descritos aqui, recomendamos a leitura das regras definidas pela ABNT em vigor.

Anúncios